O bloqueio de ramo direito, seja completo ou parcial, ocorre frequentemente em pessoas normais em todas as faixas de idade. Entenda:

O coração possui uma rede de fios elétricos que conduzem o impulso gerador de cada batimento cardíaco. O ramo direito conduz os impulsos elétricos ao ventrículo direito, e o ramo esquerdo conduz os impulsos ao ventrículo esquerdo. Assim, fazem com que a contração de cada lado do coração ocorra de forma sincronizada.

Qual a causa do bloqueio de ramo direito?

O bloqueio de ramo direito é a ausência de condução do impulso elétrico cardíaco pela fiação do lado direito do coração. Pode se manifestar em diferentes graus e frequentemente acomete pessoas normais, jovens ou idosas, não significando um sinal direto de doença cardíaca. No entanto, é atributo do cardiologista descartar que haja algum problema cardíaco associado, como a doença de Chagas, infarto do miocárdio prévio ou alguma sequela de infecção.

Podem ocorrer sintomas?

A presença de bloqueio do ramo direito não está associada a nenhum tipo de sintoma.

O eletrocardiograma permite o diagnóstico através da identificação de complexo QRS largo (>120ms) com padrão característico.

O bloqueio do ramo direito em corações normais não apresenta gravidade. Porém, o acompanhamento médico com cardiologista pode detectar se existirá também algum comprometimento do ramo esquerdo ao longo do tempo. Caso aconteça, a associação do bloqueio de ramo direito com o bloqueio do ramo esquerdo leva ao bloqueio completo do batimento cardíaco, que se manifesta com desmaios, cansaço, falta de ar.

O bloqueio do ramo direito não impede a prática de atividade física e não restringe nenhum hábito de vida.

O bloqueio do ramo direito tem tratamento?

Não existe tratamento com medicamento que possa reverter um bloqueio do ramo direito instalado. A grande maioria das pessoas portadoras desse problema cardíaco não precisarão se submeter a nenhum tratamento ao longo da vida. O implante de marcapasso cardíaco apenas se faz necessário nos casos de bloqueio atrioventricular total.