O coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Ele tem a função vital de bombear o sangue para os demais órgãos como os pulmões, cérebro e rins, sendo que todo o cuidado minucioso é bastante bem-vindo. Manter todos os exames cardiológicos em dia é parte importante desse processo e, principalmente, contar com uma equipe médica de qualidade e apta para identificar qualquer alteração de resultado. Confira os principais exames cardiológicos solicitados e executados pelo consultório:

Eletrocardiograma

Um dos exames mais importantes da cardiologia, funciona como direcionamento inicial e diagnóstico de muitos problemas relacionados ao coração. É com este exame em mãos que o cardiologista consegue analisar a atividade elétrica do coração, detectando a presença de arritmias, infartos e alterações nas coronárias, aumento de tamanho, entre outras alterações do músculo do coração. Exame de realização simples, rápida e sem dor, feito durante a consulta médica através de eletrodos conectados à pele do paciente.

Tilt Test

Em tradução livre para o português, a nomenclatura do exame cardiológico significa teste de inclinação. Realizamos este exame para esclarecer o motivo de desmaios ou tonturas. O paciente se deita em uma maca e a seguir é colocado em uma posição quase em pé. Durante o exame são monitorizados os batimentos cardíacos e a pressão arterial por um período variável (20 a 40 minutos) até o aparecimento do sintoma investigado.

Holter

Exame cardiológico indicado para avaliar a presença de arritmias, sintomas de palpitações, tonturas e desmaios através da gravação e acompanhamento do ritmo cardíaco durante 24 horas do dia. Eletrodos são colados no peito do paciente e conectados a um pequeno gravador portátil que fica preso na cintura. O paciente é liberado para cumprir sua rotina e volta somente no outro dia para a retirada do aparelho. Os dados dos batimentos cardíacos serão analisados minuciosamente pelo cardiologista.

Estudo Eletrofisiológico

Para que o médico cardiologista possa encontrar a origem de arritmias cardíacas é realizado um Estudo Eletrofisiológico. O exame cardiológico consiste em introduzir finos cateteres no coração através da veia femoral do paciente e, com a indução da arritmia, realizar o correto diagnóstico do problema. Nos casos em que se indica a ablação, uma cauterização do tecido responsável pela arritmia é realizada no mesmo procedimento.

Avaliação e programação de Marcapasso e Desfibriladores

Tanto a colocação quanto a manutenção do marcapasso deve ser uma prioridade para o bem-estar do paciente. Através de um computador especial que se conecta com o marcapasso, seu funcionamento e o consumo da bateria são avaliados juntamente com o registro de arritmias que possam ter ocorrido desde a cirurgia de implante. Revisões obrigatórias deverão ser realizadas periodicamente a cada 3 a 6 meses devido à grande importância dos sistemas de marcapasso para a saúde do paciente.

Pensando no quanto é importante manter a saúde do coração em perfeita sintonia, os acompanhamentos médicos do cardiologista Dr. Glauco Bonato fazem toda a diferença na vida do paciente. Deixe o seu coração nas mãos de quem entende do assunto. Agende sua consulta!