O Holter e a Telemedicina – Aspectos Legais

O exame de Holter 24 horas é uma importante ferramenta na investigação de arritmias cardíacas. Nós da empresa SCAM (Serviço de Cardiologia, Arritmias e Marca-passo) estamos atentos às disposições legais do Conselho Federal de Medicina que regulamentam a prática da telemedicina e proporcionam o amplo acesso a este exame cardiológico.

Através da telemedicina, oferecemos o serviço de laudo de Holter 24 horas para todo o Brasil. Modernas tecnologias de informação agilizam a entrega de laudos à distância e ampliam as possibilidades diagnósticas a outros profissionais médicos.

Os exames são transmitidos online por sistema informatizado, com normas de segurança capazes de garantir a confidencialidade e integridade das informações entre os serviços médicos.

Ressaltamos que o uso da telemedicina ocorre exclusivamente para benefício do paciente, proporcionando o acesso a laudos de qualidade que ajudam o médico responsável pelo paciente a decidir sobre o melhor tratamento a ser aplicado. À distância, avaliamos cuidadosamente a qualidade da gravação dos exames de holter que recebemos. Apenas emitimos os laudos quando a informação transmitida permite a correta interpretação das arritmias cardíacas.

No link abaixo, está disponível a resolução do CFM nº 1.643/2002 que define e disciplina a prestação de serviços através da Telemedicina.

http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2002/1643_2002.htm