Laudos de Holter à distância, via telemedicina, por sistema Cardios e Micromed

O que é o exame de Holter 24 horas?

O Holter é um monitor dos batimentos cardíacos, pequeno e portátil, que registra as variações do ritmo cardíaco durante as 24 horas do dia. Em um minigravador digital, é registrado 3 canais do eletrocardiograma contínuo do coração, podendo ser estendido de 1 a 7 dias, de acordo com a indicação médica. Considerado um dos exames cardiológicos mais importantes para a investigação de sintomas paroxísticos, possibilita o rápido diagnóstico de arritmias cardíacas.

Como é realizado o Holter?

Para a realização deste exame cardiológico é necessária a colocação de 4 a 5 pequenos eletrodos adesivos na região do peito do paciente. Antes da instalação, para que o sinal elétrico adquirido seja de qualidade, a pele deve ser limpa com gaze e álcool, para retirar as impurezas e a gordura natural da pele. Estes eletrodos são conectados a um pequeno gravador, que fica preso na cintura ou no bolso do paciente.

Após a instalação, a pessoa monitorada é liberada para realizar suas atividades normais do dia-a-dia e deve retornar à clínica para a retirada do Holter após 24 horas. Recomendamos que durante o período de monitorização sejam realizadas todas as atividades que refletem o cotidiano do paciente e que podem desencadear os sintomas em investigação. É fornecido um diário de eventos para que sejam anotados os horários destas atividades e também o exato momento em que algum sintoma tenha ocorrido.

O registro contínuo de eletrocardiograma obtido durante a gravação do exame é, posteriormente, analisado pelo cardiologista especializado em arritmias cardíacas, que fará o laudo do exame.

Quais as indicações do Holter 24 horas?

O Holter é indicado para diagnosticar arritmias cardíacas, desmaios, tonturas e palpitações, quando alterações não foram observadas durante a consulta médica ou através do curto tempo de registro do eletrocardiograma. A monitorização contínua dos batimentos cardíacos permite ao médico diagnosticar arritmias que uma avaliação pontual não é capaz de detectar. Tem a vantagem de não apresentar riscos ao paciente e não possuir contraindicações para a realização.

Dispositivos de marca-passo, ressincronizador cardíaco e desfibrilador cardíaco implantável têm seus parâmetros de funcionamento ajustados e programados a partir das informações obtidas com o Holter.

Entre os diagnósticos de arritmias mais comuns feitos através do exame listamos: bradicardia sinusal, pausas, fibrilação e flutter atriais, taquicardia paroxística supraventricular, pré-excitação ventricular e Síndrome de Wolf-Parkinson-White, bloqueio atrioventricular e fenômeno de Wenckebach, bloqueios dos ramos esquerdo e direito, extra-sístoles ventriculares e supraventriculares, taquicardia ventricular, isquemia e infra desnivelamento do segmento ST, QT longo, entre outros.

Laudo pelo Arritmologista

O laudo de Holter é realizado por análise computadorizada em sistema próprio das empresas Cardios ou Micromed. Em qualquer clínica de cardiologia, o arquivo com registros do ritmo cardíaco é gravado em um cartão SD (semelhante ao da câmera fotográfica) e transferido pela internet para a central de laudos. Isso permite que o exame gravado em locais onde não há cardiologistas especialistas em arritmias cardíacas (arritmologista) seja laudado por nossa equipe, à distância, com o recurso da telemedicina.

Ao receber o arquivo, o arritmologista interpreta a monitorização do ritmo cardíaco durante as 24 horas e avalia uma variedade de parâmetros. O laudo especifica a frequência e o ritmo cardíaco, a condução atrioventricular e interventricular, a análise do segmento ST e QT, a ocorrência de arritmias supraventriculares e ventriculares, além de correlacionar as alterações encontradas com os sintomas relatados pelo paciente no diário de eventos.

Através da telemedicina, o exame é transmitido pela internet e o laudo pode ser realizado no mesmo dia em casos urgentes. O médico do paciente recebe o exame rapidamente no formato PDF, em alta qualidade, para prosseguir com o tratamento indicado.

Como adquirir o gravador de Holter?

As clínicas de cardiologia podem ter a facilidade de realizar um importante exame, com laudo especializado e rápida disponibilidade, sem contar com a presença física do arritmologista no local.

É necessário apenas uma pessoa para instalar o Holter nos pacientes e transmitir o arquivo pela internet. O programa para envio e recebimento do laudo é adquirido em conjunto com o gravador do exame diretamente das empresas Cardios (www.cardios.com.br) ou Micromed (www.micromed.ind.br).

O serviço de assistência técnica das empresas é responsável pela instalação e configuração do programa por acesso remoto ao computador. Além disso, todo o treinamento do seu funcionário para a correta instalação do aparelho nos pacientes é gratuito.

Como entregamos o laudo do holter?

Nossa equipe de especialistas tem o compromisso de realizar uma análise minuciosa do exame e disponibilizar o laudo em até 5 dias, podendo ser enviado no mesmo dia em caso de urgência. Prezamos por um serviço eficaz, amplamente disponível, com baixo custo, rapidez e elevada qualidade. Se sua clínica ou consultório oferece o exame de Holter 24h, ou deseja iniciar o atendimento, terá uma boa experiência com nosso serviço de laudo à distância. Consulte-nos pelos canais de atendimento do site, teremos satisfação em atendê-lo!